Pesquisadores do Instituto Fraunhofer de Ciências Aplicadas (IZM), localizado em território Alemão, desenvolveram uma tecnologia composta por um sensor sem fio com potencial de monitorar temperatura, pressão, umidade, distância e intensidade de feixes de luminosidade em uma plataforma eletrônica compacta.
De acordo com os pesquisadores, esse sistema compilado combina sensores e atuadores em um dispositivo unificado para simplificar o monitoramento do clima e das condições climáticas, economizando tempo e recursos de processamento durante a análise de dados.
“O novo sensor também pode ajudar a reduzir o tempo gasto nos procedimentos de manutenção da máquina ou intervir mais rapidamente na substituição de peças danificadas sem interromper toda a linha de produção”, explicou o principal autor do estudo, professor de microeletrônica Samer Al-Magazachi.
Na primeira fase do trabalho, os pesquisadores se concentraram no desenvolvimento de uma plataforma de hardware modular que pudesse ser aplicada em diversas situações. Uma bateria recarregável é integrada ao sistema, tornando-o totalmente sem fio.
Sensores adicionais são introduzidos na plataforma para medir variáveis como pressão atmosférica e luminosidade. O dispositivo também possui detectores de movimento, radar embutido e monitores de pressão, podendo ser usado para aplicações completamente diferentes.
Segundo os cientistas, a nova plataforma multimissão também pode ser usada para controlar motores em sistemas móveis, rastrear o tempo de voo e medir a massa de ar e a pressão atmosférica. Além disso, sua interface – originalmente projetada para desktops – funciona com tablets e telefones, permitindo conectividade via Bluetooth.
Por causa de seu design modular e várias opções de configuração, os pesquisadores acreditam que outros sensores podem ser adicionados ao sistema, permitindo a análise em tempo real de produtos químicos, ou implementados em equipamentos de detecção existentes.